Sexta-feira, 30 de Setembro de 2005

O TOP DOS POPS

O Alfinete de Peito viajou pelo mundo da música moderna e encontra-se indignado com o estado da música actual…começamos pelo pais dos “bifes” onde o single “Speed of Sound” foi destronado da liderança do top dos Singles por um toque de telemóvel. O tema electrónico dá pelo nome de “Crazy Frog” e está a trocar as voltas à indústria discográfica. Este tema foi feito por uma empresa de software, que criou um anúncio em que um sapo vesgo anda de moto e canta uma versão de um tema do filme “Caça Polícias”. Nós por cá temos um desdentado que se abana por tudo o que é lado a cantar um tema electrónico retirado de um filme do Canal Venus, referimo-nos obviamente a Alex o “Mister Gay”.

Se adaptarmos este caso à realidade Portuguesa, era a mesma coisa que dizer que a banda dos Morangos com Açucar estaria pelo menos quatro semanas em número 1 do Top Nacional…e não é que está mesmo! Será que isto é um indicador de que Portugal não é assim tão atrasado, ou que os Britanicos já tiveram melhores dias?

Estes D’ZRT (ou em Português “Os Sobremesa”), já são considerados os novos Beatles, pelo menos nos estragos causados nos concertos, brevemente num Coliseu perto de si. Num concerto desta banda ocorrido à bem pouco tempo houve alguns desacatos. Falámos com o Sub-Comissiário José Pintas da PJ de Reguengos de Baixo, que nos explicou as ocorrências: “Ora foi mais ou menos assim, três pitas arracaram os cabelos a elas próprias, ficando com dois tufos nas mãos; Uma pita saltou para apanhar com a boca uma pinga de suor de um dos ditos cujos e acabou por bater com as favolas na grade de segurança, perdendo o aparelho no meio da multidão; Outra pita afirmava que estava toda molhada, de certeza que foi da mangueirada que eles deram sobre o público, porque o concerto estava a ser uma seca. Foram mais ou menos estas as ocorrências.”

Ao cabo e ao resto, sentimos saudades das verdadeiras lendas do Rock Português, que se têm vindo a degradar:

- Jorge Palma deixou as drogas e o alcool, este afirma que não sabe bem onde…muito anos de boa vida dá para queimar muito neurónio. Quem não se lembra de míticos concertos desta lenda em que ele caía do banco do piano, ou então esquecia-se das letras das suas músicas. Agora até escreve sobre coisas sérias, será que finalmente deu com o seu Norte?

- Os Delfins estão como o anjo, ou seja, em queda. Desde o cover do António Variações que não são os mesmos. O Miguel Angêlo devia ter-se ficado pela arquitectura, ou então em revisitar os resistência. Estes ensinaram Portugal a “Saber Amar”, e cantavam tanto sobre a “Baía de Cascais” que nós propomos-lhes que escrevam um tema sobre o “Pseudo-Arrastão de Carcavelos”. Como também fica na linha, pode ser que estes regressem às luzes da ribalta.

- José Cid deixou de aparecer nu na capa da revista “Nova Gente” e deixou de montar o seu cavalo branco…foi uma grande perda para o mundo do hipismo. As más línguas dizem que hoje em dia é o cavalo que monta em Cid. Propomos-lhe que faça um álbum de regresso, assim no estilo António Calvário. Ainda aguardamos pelo tão badalado album de Power Metal que nunca viu a luz do dia! Mais parece o “Chinese Democracy” dos Guns’n’Roses.

- Sérgio Godinho que é chamado por muita gente como o Álvaro Cunhal do rock português, continua em muito boa forma.

- Pedro Abrunhosa, se nos estás a ouvir, precisamos de um “momento” para te ouvir. Aguardamos o teu próximo album, ou como o povo diz, sonorífero..é que aquilo no leitor de cd’s com um copinho de leite quente numa noite fria de inverno é tiro e queda. Pedimos mesmo à Ordem dos Médicos para utilizá-lo como um genérico do Xanax.

- Os Blind Zero afastam-se do fantasma dos “Pearl Jam”, segundo os próprios…engraçado os Pearl Jam também terem passado do Grunge para um rock alternativo à la Blind Zero. Ficámos felizes quando ouvimos “Shine On” e posteriormente o videoclip da música, pensamos que realmente ainda havia futuro para a música portuguesa cantada na língua do primo inglês de Camões. Mais recentemente este mesmo tema foi considerado o hino do FCP, será que os dragões vão “brilhar” este no campeonato?

- Tony Carreira continua a esgotar o Olympia em Paris e o Pavilhão Atlântico, há quem diga que os U2 vêm fazer a primeira parte deste artista no Estádio José de Alvalade!

- Emanuel é o criador do tema que fez aumentar as taxas de natalidade, falamos obviamente de “Nós Pimba”, que mais parecia o equivalente à música da Cachorrada nas festas de praia no Brasil…não imaginam a pouca vergonha que era nos bailes espalhados por todo o Portugal. A bimbalhada multiplicou-se como moscas à volta do estrume (outro fenómeno da multiplicação).

- Os Humanos são definitivamente um dos agrupamentos revelação, até fizeram com que o Camané mudásse de vida, do fado para o pop. Nos bastidores do showbiz diz-se que Camané terá tido uma relação com Maria Albertina da qual resultou Vanessa.


Legenda: Vanessa. Fonte - Correio da Manhã

- As novas bandas portuguesas são quase todas bicilábicas, veja-se: Ovo, Gomo, Mesa, The Gift, Eye (que entretanto ficaram cegos). Pff arranjem nomes que façam correr mais tinta nos jornais, como por exemplo: Refugiados dos Pasteis de Bacalhau, Os Bochechas da Calheta, Anûs do Olho do Cu, Amigos do Esparguete, Disco-Bacalhau, Pedro e os Apóstolos, Boitezuleika, ou até mesmo Kussondolola.

Pensamento do dia: Os Moonspell e os Madredeus, conjuntamente com a Mariza (cognome “A Girafa do Fado”) continuam a ser o Alma Mater do “Vá para fora, lá fora”. Portugal tem um mercado muito pequeno, recheado de bons artistas, infelizmente ainda hà muito trabalho para fazer, muita banda por divulgar. As editoras deviam apostar numa maior diversidade de géneros músicais e não jogar pelo seguro, em mais do mesmo. Felizmente as facilidades de gravação têm melhorado e hoje em dia já existem bons estúdios com bons produtores, como é o caso do MB de Mário Barreiros (ex-guitarrista dos Bandemónio). Música não é cultura?

Temos dito.

Ass: Mercador, Grizo e Tobias

tags:
pregado por Alfinete de Peito às 00:20

link da posta | Espeta um comentário | Junta-o aos melhores!
|
13 comentários:
De Dona do Café a 29 de Setembro de 2005 às 18:58
que grande correria pelos tops nacionais...
mas onde pára a monica sintra? e a ana malhoa (ou Anna, ou lá como raio se intitula)...e a senhora Maria Fernanda, que vulgarmente conhecemos por Ágata?...
Meus caros, haveria tanto para falar... mas mm assim está um belo post
:) beijo
De Nanita a 29 de Setembro de 2005 às 21:17
E disseram muito bem!
De Fallen_Angel a 30 de Setembro de 2005 às 15:51
i assino por baixo. :O)

entao i nao falaram dos o-zone akela musica linda q eles tem????'
ja estao a falhar.

e aquela musica do "aperta aperta com ela" ??? hum????
essa tb fez aumentar o numero de hematomas portugueses :op

just kidding

bom fim de semana
bjinhos
De mfc a 30 de Setembro de 2005 às 18:28
Isto éque é discorrer sobre música!
Já a gora o meu telemovel toca triiiim...como sempre tocou!
De Su a 30 de Setembro de 2005 às 19:04
gostei de lerrr....e fiquei pensando mas música é cultura?:))))))))))))))
é evidente que uma banda com o nome "Poio* de Merda" ficaria sempre bem!!!!! ou até "Salsa & Sulfamidas" ...sei lá...tanto coisa gira/formosa:)))))

jocas maradassss

*termo madeirense que significa pequenos terrenos cultivados em forma de escada, claro q isto deve-se ao aproveitamento das encontas
De Su a 30 de Setembro de 2005 às 19:06
encostas .. ihihihih encontas..tb fica bem;)
De francis a 30 de Setembro de 2005 às 20:15
Genial. Estão em grande forma. Só não compreendo como foram esquecer o Zé Cabra!!!
De Nina a 1 de Outubro de 2005 às 12:32
Gostei :)

Beijinho para vcs e BOM FDS :)
De lique a 2 de Outubro de 2005 às 12:48
Bem escrito e obviamente com conhecimento de causa! E música devia ser cultura... infelizmente é mais "produto de consumo" e de má qualidade.
Beijos
De agua_quente a 2 de Outubro de 2005 às 12:59
Entraram pelo domínio da música nacional com um evidente à vontade. E disseram aqui muitas verdades. É uma tristeza que se invista só naquilo que, de alguma forma, já se sabe que vai ter sucesso. Há tanta gente a fazer trabalho de qualidade!
Beijos

Espeta-o

Contacta o Alfinete

Mail: blogalfinetedepeito arroba sapo ponto pt
Msg: alfinetedepeito arroba gmail ponto com
RSS: RSS do alfinete

Google Reader or Homepage
Subscribe in NewsGator Online
Add to Technorati Favorites!
Get RSS Buttons
online

tags

todas as tags

Pesquisa no Alfinete

 

Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Achtung!

Todo e qualquer conteúdo deste blog é fictício, até os seus criadores.

Descubra os Alfinetes!

GRIZO
Delírios verborreicos e silêncios criativos. Adoro ver em ângulo morto e desmontar maratonas de 500 metros. Tenho dito.

MERCADOR
O meu passatempo favorito é fazer omoletas sem ovos. Adoro e ao mesmo tempo odeio pessoas. Gosto de olhar e ver e de pôr a minhoca de molho. Tenho dito.

TOBIAS
Diagnosticado, com pensamento abstracto, possuo também inteligência, humor e acima de tudo beleza (para compensar a ausência nos restantes). Tenho dito.

Amigos do Peito

Alfinetes no Palheiro