Sexta-feira, 16 de Junho de 2006

BALAS & LIVRINHOS

Alguns anos após o primeiro rotativo, eis que a comunidade educativa se prepara para algo que promete revolucionar a interacção professor-aluno conflituoso.

Devido às recentes manifestações de violência que assolam as escolas um pouco por todo o país, os responsáveis pelo ensino em Portugal pretendem que os professores recebam uma formação em defesa pessoal! Assim, a partir do próximo ano lectivo, os professores receberão nas suas casas um livro preparado tendo em conta as especificidades das cadeiras que leccionam.

Em troca, cada professor terá apenas que substituir os funcionários do bar, da cantina, ou os restantes auxiliares de acção educativa, sempre que algum destes falte. No fundo, trata-se apenas de continuarem a fazer o que já fazem quando algum colega está impossibilitado de dar aulas, só que agora em áreas para as quais não fazem mesmo puto de ideia do que fazer.

Como já é hábito, o Alfinete de Peito teve acesso exclusivo aos manuais que vão ser fornecidos aos professores para leccionarem no próximo ano lectivo. Deixamos os nomes de alguns, para vos saciar a curiosidade:

- Português: Catana-de-amor e Catana-de-amigo. Dois volumes que retratam o uso de armas brancas nas aulas da língua de Camões;

- Matemática: Média, Moda, e Malaquias. A estatística das contusões infligidas pelo aluno-problema;

- Economia: Gestão de Tumultos. Um guia de sobrevivência numa sala de aula;

- Química: 1) Sabre de Ensaio. Um livro que fala da utilidade de uma arma de combate no contexto de ensino;
2) Massa Atómica: Quantos alunos há numa mol de cacetadas? A Constante de Avogadro em climas de tensão.

- Biologia: Paramécias vs Paramédicos. A verdade sobre o ecossistema escolar.

O objectivo desta gigantesca manobra defensiva, é prevenir qualquer tentativa de ataque por parte de alunos mais reguilas. O professor ao ter conhecimento das estratégias utilizadas pelo batalhão de ataque, poderá assim tomar as necessárias precauções, evitando ferimentos e aliviando os Centros de Saúde locais.

Factos Reais: Em Abril, a PSP detectou 50 armas na posse de alunos em escolas de todo o país, mais 11,1% que no ano lectivo anterior. A maior parte das armas encontradas na posse dos jovens com menos de 16 anos são facas e navalhas. Os dados provisórios da PSP contabilizam como crime mais frequente os furtos e roubos junto aos estabelecimentos de ensino. Os dois crimes juntos ascendem a 972 ocorrências.

Pensamento do Dia: Ultimamente as notícias de agressões a professores têm sido dominantes no que respeita à realidade escolar, instalando um clima de receio entre os docentes. Assuntos como as fronteiras da liberdade individual e o respeito pela comunidade estão na ordem do dia. Urge a implementação de medidas eficazes no panorama escolar, pois a desmotivação e o medo estão a apoderar-se dos docentes…

News: Aproveitamos também para divulgar os novos artigos "OK KO!", em mais um dia de BICO D'OBRA.

Temos dito.
Ass: Mercador e Grizo.
pregado por Alfinete de Peito às 15:31

link da posta | Espeta um comentário | Junta-o aos melhores!
|
19 comentários:
De brun0.m@rkez a 16 de Junho de 2006 às 20:34
o mal vem de cima!
os pais já nao têm mão nos filhos, e pra ajudar os putos vão por tudo o k vêem na TV!

cmps ;)
De andorinha a 16 de Junho de 2006 às 22:54
Olá!
Com o vosso excelente sentido de humor dizem imensas verdades e põem o dedo na ferida.
Eu sou uma das que cada vez está mais desmotivada:(
Beijinhos
De amorasilvestre a 18 de Junho de 2006 às 14:49
A educação está em decadência e essa decadência começa em casa. O facto das crianças passarem muito tempo sozinhas, sem os seus projenitores e muitas das vezes, nem sequer a cargo de alguém mais velho, causa que estas não sejam instruídas sobre respeito, vida em sociedade e muitos conceitos essenciais nas suas vidas. Os pais passam muitas horas a trabalhar e quando regressam a casa, o tempo não é o suficiente para as educarem. Maus tratos fisicos e psicológicos estão na ordem do dia e isso causa a revolta geral. Não quer dizer que uma boa palmada na hora certa não surta efeito, mas para além da dita palmada há sempre algo que deve ser dito e o outro lado das coisas tem que ser mostrado. Não basta reprimir quando erram, é preciso mostrar como se faz o bem.
Gostei deste post!
Beijinhos alfinetitos
De eu_heretico a 18 de Junho de 2006 às 19:38
Não sei se te acompanho na "vitimização" dos professores!

abraços
De Suse a 19 de Junho de 2006 às 16:44
Concordo que a falta de educação é um tema "fogoso" da nossa sociedade actual. A começar sim, pelos pais, que cada vez frequentam menos as reuniões dos filhos nas escolas, e "atiram" a educação dos seus próprios filhos para as escolas e infantários.. talvez por estarem mais preocupados em ganhar mais dinheiro, trabalharem mais, e a descurarem tempo passado em família..

Noto hoje em dia, que os miúdos já quase não brincam na rua, preferem as PSP e o PC, e os que brincam, é a atirarem pedras aos carros e janelas da vizinhança..

Eu pergunto, onde está a bela da bike, do patim em linha e do skate? Brincar à apanhada e jogar à macaca e ao elástico era tão divertido e muito mais saudável...
De AMMedeiros a 20 de Junho de 2006 às 10:10
Gostei imenso do blog!
Sentido de humor crítico e inteligente, e...infelizmente, retrata a nossa realidade!
A propósito do post "O Elogio do Amor Puro", não vejo qualquer inconveniente em que seja publicado aqui. Fico até muito honrada (embora o texto principal não seja da minha autoria) e será um prazer vê-lo por aqui. Disponham!
Uma vez mais cumprimentos pelo blog, e apareçam na minha singela "tasquinha" mais vezes!
Um beijo
De AMMedeiros a 20 de Junho de 2006 às 10:18
Cometi uma pequena gafe... O post "O Elogio do Amor Puro" a ser publicado no Bico D'Obra, e não no Alfinete de Peito. Aguardo ansiosamente!
Um beijo
De borboleta moranguita a 20 de Junho de 2006 às 10:25
Por este andar, os professores tem que fazer também formação em artes marciais e ver muitos filmes do Bruce Lee e Jakie Shang. Tanto andarão á pancada com os alunos, mas depois o pior são os paizinhos, que também são os maus da fita! Do género: então voce bateu no meu menino que é tão bem comportadinho, até gama umas cenas baris prá famila...lol!
Este país está de bico feito...tudo de pantanas, onde já chegou! fornix!
De AMMedeiros a 20 de Junho de 2006 às 12:17
Coloquei no dia 28 de Maio, meu blog um post intitulado "O Brincador". Gostaria da ter a vossa opinião.
Grata
De gato_escaldado a 20 de Junho de 2006 às 15:47
um descalabro em que ninguém está inocente: nem políticos, nem pedagogos, nem professores, enm famílias...

Espeta-o

Contacta o Alfinete

Mail: blogalfinetedepeito arroba sapo ponto pt
Msg: alfinetedepeito arroba gmail ponto com
RSS: RSS do alfinete

Google Reader or Homepage
Subscribe in NewsGator Online
Add to Technorati Favorites!
Get RSS Buttons
online

tags

todas as tags

Pesquisa no Alfinete

 

Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Achtung!

Todo e qualquer conteúdo deste blog é fictício, até os seus criadores.

Descubra os Alfinetes!

GRIZO
Delírios verborreicos e silêncios criativos. Adoro ver em ângulo morto e desmontar maratonas de 500 metros. Tenho dito.

MERCADOR
O meu passatempo favorito é fazer omoletas sem ovos. Adoro e ao mesmo tempo odeio pessoas. Gosto de olhar e ver e de pôr a minhoca de molho. Tenho dito.

TOBIAS
Diagnosticado, com pensamento abstracto, possuo também inteligência, humor e acima de tudo beleza (para compensar a ausência nos restantes). Tenho dito.

Amigos do Peito

Alfinetes no Palheiro