Sábado, 31 de Dezembro de 2005

O CICLO DA VIDA

O envelhecimento da população mundial é uma das grandes preocupações da sociedade actual. Neste âmbito, o número de idosos assume uma importância fulcral, pois a proporção de pessoas com idade acima dos sessenta anos está a crescer com grande celeridade.

No que a Portugal diz respeito, o fenómeno é idêntico, prevendo-se que venha a atingir 30% dos Portugueses em 2050 (Fonte: INE), e o crescimento deste grupo etário irá continuar até atingir os três milhões, principalmente devido ao aumento da esperança de vida que se tem vindo a verificar.

É sabido que a idade pode acarretar uma maior vulnerabilidade física e psíquica, bem como uma menor predisposição para a interacção social (em última instância o isolamento). Por todos estes aspectos, o processo de envelhecimento assume assim uma especial relevância na sociedade contemporânea. Urge a sensibilização dos portugueses para a melhoria da qualidade de vida, o combate aos estereótipos e o delineamento de planos de acção especificamente direccionados para esta população.

Cedemos o teclado ao depoimento de um neto, Felizmino Crespim...ei-lo em discurso directo (recebido por mail):

“Dia após dia, desde que nasci, aprendi com sua sabedoria. Nem sempre os oiço, ou porque não tenho paciência, ou porque estou cansado...Finalmente descobri que isso era apenas uma desculpa para a minha idiotice e desrespeito pela sua sabedoria e amor...o amor maispuro e verdadeiro.

Apercebo-me sempre que olho para trás que eles são o bem mais valioso que tenho e que devo conservá-los e amá-los. Ainda hoje cuidam de mim, mas pouco a pouco também eu vou cuidando deles. São tantos e tão poucos os anos que parece que ainda foi ontem que os conheci, apesar de não me lembrar. Amo-vos Muito.”

Já estão maçados. Por esta altura ou já deixaram de ler ou então já mudaram para outro blog com mais interesse que este. Quando se escreve sobre assuntos como estes, que mexem connosco por dentro, é quando tiramos a máscara e decidimos expormo-nos.

É que infelizmente, quase sempre os que hoje são jovens e adultos, esquecem-se que mais tarde também eles serão idosos…e o que foi não volta a ser.

Pensamento do Dia: Acaba um ciclo e possivelmente começa outro…ou simplesmente a continuação do mesmo. Seja de que maneira for todos os elementos do Alfinete de Peito desejam-vos paz, saúde e muito sucesso, quer a nível pessoal e profissional. Se puderem mudar a mais pequena coisa no mundo, nem que seja fazer uma pessoa pensar 5 segundos sobre um assunto, façam-no sem hesitar, é que nós ao longo destes 9 meses temos tentado. Porque as coisas belas da vida são para serem apreciadas, especialmente os que mais amamos.

Até para o ano. Temos dito.
Ass: Billy, Grizo, Mercador, Tobias e Teodoro.
pregado por Alfinete de Peito às 16:46

link da posta | Espeta um comentário | Junta-o aos melhores!
|
4 comentários:
De Antónimo a 1 de Janeiro de 2006 às 22:01
Ricardo
Date: Dec 6, 2005 9:52 AM
Subject: [ALFINETE DE PEITO] 12/06/2005 09:52:36 AM
To: alfinetedepeito@gmail.com

é verdade sim sr. as coisas belas da vida devem ser apreciadas junto de quem mais amamos e gostamos.... têm um "sabor" muito melhor... pena q nem sempre isso seja possível.... ;-)

--
Posted by Ricardo to ALFINETE DE PEITO at 12/06/2005 09:52:36 AM
De Antónimo a 1 de Janeiro de 2006 às 22:01
gostei de ler, é bem verdade, o ontem , o hoje, o amanha...o que seremos...enfim...o tempo...sempre o tempo
jocas maradas

--
Posted by Su to ALFINETE DE PEITO at 12/06/2005 07:37:41 PM
De KIM PRISU a 2 de Janeiro de 2006 às 11:07
Bom ano 2006,
De Insolente a 3 de Janeiro de 2006 às 00:02
tive o tempo todo á espera que amandassem uma boca ao mario soares ou ao manoel de oliveira, ja viram a mente preversa que tenho? pelo menos li até ao fim, pode ser k já nao vá pro inferno.... bom 2006 para todos os alfinetes e para o próprio... ora entao um grande bem haja

Espeta-o

Contacta o Alfinete

Mail: blogalfinetedepeito arroba sapo ponto pt
Msg: alfinetedepeito arroba gmail ponto com
RSS: RSS do alfinete

Google Reader or Homepage
Subscribe in NewsGator Online
Add to Technorati Favorites!
Get RSS Buttons
online

tags

todas as tags

Pesquisa no Alfinete

 

Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Achtung!

Todo e qualquer conteúdo deste blog é fictício, até os seus criadores.

Descubra os Alfinetes!

GRIZO
Delírios verborreicos e silêncios criativos. Adoro ver em ângulo morto e desmontar maratonas de 500 metros. Tenho dito.

MERCADOR
O meu passatempo favorito é fazer omoletas sem ovos. Adoro e ao mesmo tempo odeio pessoas. Gosto de olhar e ver e de pôr a minhoca de molho. Tenho dito.

TOBIAS
Diagnosticado, com pensamento abstracto, possuo também inteligência, humor e acima de tudo beleza (para compensar a ausência nos restantes). Tenho dito.

Amigos do Peito

Alfinetes no Palheiro