Terça-feira, 3 de Julho de 2007

METALLICA

Na quinta-feira fui uma das cerca de 40.000 pessoas que assistiram à actuação dos Metallica no 13ª Super Bock Super Rock. Confesso que foi a terceira vez que vi estes Senhores do Metal e por mim podem voltar para o ano....2h45m de concerto soube a pouco, apesar das violentas dores na coluna após muitas horas em pé e com um pequeno gigante de mais de dois metros de altura à minha frente!



No dia seguinte e como é habitual na minha pessoa fui procurar notícias sobre o concerto e nos três primeiros artigos que li, encontrei estas vergonhas do jornalismo musical que se faz em Portugal e passo a demonstrar o porquê desta afirmação:

1ª Caso (ver notícia) - Miguel Lopes da Agência Lusa assina esta peróla de mau jornalismo, onde podemos ler trechos que passo a transcrever:

"Sem demoras, seguiram-se os More Than a Thousand, outros da mesma casta. Os guitarristas abanavam o tronco e cabeça como se enxotassem abelhas alojadas no cerebelo. Desconhece-se se terão uma grande carreira pela frente. Todavia, caso a banda se dissolva, os seus membros terão futuro garantido como sonoplastas de filmes de terror ou de documentários sobre animais selvagens para a National Geographic. O mesmo se aplica aos Mastodon e aos Blood Brothers - ainda que estes últimos tenham mostrado, aqui e ali, bons apontamentos de electro-metal (seja lá o que isso for). Dos Mastodon e Stone sour nem vale a pena falar pura banalidade."

Este senhor...desculpem, esta besta passa o artigo todo a dizer mal de todos os concertos, no entanto arranjou umas piadas boas para os concertos...que besta! Era de esperar que a agência Lusa, uma das mais credenciadas do nosso mercado não colocasse um atrasado mental a cobrir um evento deste género...as bacoradas são a pontapé...para quem foi enviado para falar essencialmente dos Metallica e gasta três paragráfos a falar do Joe Satriani e a compará-lo com o Carlos Paredes! Caro Miguel...se gostas de Fado...fica-te por ele, mas da próxima recusa-te a fazer a cobertura de um evento de Metal. Nem quero imaginar uma notícia feita por ti do concerto de hoje dos Arcade Fire...vais compará-los com quem....deixa-me ver...já sei...Toca a Rufar?!?!

2º Caso (ver notícia) - Este artigo é assinado pela Rita Tristany não é comparável com o 1º caso...apenas não tocaram o "Hit the Lights". Eis o alinhamento do concerto:

01. Creeping Death
02. For Whom The Bell Tolls
03. Ride The Lightning
04. Disposable Heroes
05. The Unforgiven
06. ...And Justice For All
07. The Memory Remains
08. The Four Horsemen
09. Orion
10. Fade To Black
11. Master Of Puppets
12. Battery
- - - -
13. Sad But True
14. Nothing Else Matters
15. One
16. Enter Sandman
- - - -
17. Am I Evil?
18. Seek And Destroy

3º Caso (ver notícia) - João Gonçalves foi o escriba deste artigo, que novamente não é em nada comparável com a barbaridade do primeiro caso. Este passa o tempo todo com um dejá vu do concerto da anterior segunda, refiro-me ao dos Rolling Stones, pois passa o tempo todo a falar nas t-shirts negras dos Rolling Stones que inundavam o recinto. O João deve ter-se juntado ao Keith Richards no momento de chifar as cinzas do Pai do mesmo, pois eu percorri o recinto todo e vi uma ou duas t-shirts de Rolling Stones, mas vi milhentas dos Metallica. Depois apenas mais uma pequeno erro:

"A recta final do concerto é arrasadora! Enormes explosões introduzem <<One>>, o hino de Black Album."

Ora deixa-me cá ver na tracklist do Black Album onde é que encontro o "One":

1. Enter Sandman

2. Sad But True
3. Holier Than Thou
4. The Unforgiven
5. Wherever I May Roam
6. Don't Tread On Me
7. Through The Never
8. Nothing Else Matters
9. Of Wolf And Man
10. The God That Failed
11. My Friend Of Misery
12. The Struggle Within

Bolas!!! Não encontro...conseguiram encontrar...deve ser alguma faixa escondida!

Conclusão: Foram apenas alguns dos belos exemplos do jornalismos musical que se faz em Portugal. Sempre me disseram para fazer o trabalho de casa quando se vai para um evento ou para uma reunião!

Não vou fazer a minha review não querendo cometer nenhum gaffe! O que posso garantir é a quem nunca vi estes senhores ao vivo que são uma das melhores bandas que alguma vez pude observar e felizmente já foram umas quantas!

Para quem não pode ver aqui fica um flmagem pseudo-profissional do espectáculo:

Como disse o James Hetfield: "Metallica loves you!"
Caro James fica aqui a resposta: "And we love Metallica!"

Fiz questão de enviar mails para os jornalistas e respectivas redacções a avisar dos erros cometidos!

Temos dito.
Ass: Mercador
sinto-me: Metallico
música: Metallica - Seek & Destroy
pregado por Alfinete de Peito às 13:06

link da posta | Espeta um comentário | Junta-o aos melhores!
24 comentários:
De Alfinete de Peito a 3 de Julho de 2007 às 22:18
Caro Rui,

A da ligadura também é muito boa...coitados andam sempre magoados...imagino que as do Lars sejam das bolhas!!!

Enfim, essas bestas ignorantes levaram todas com um mail...que desta vez dei-me ao trabalho!

Vi lá t-shirts de muitas outras bandas, mas sinceramente de Stones devo ter visto uma num cota!

Metallica loves you and we love Metallica! Urah!

Abraço. Temos dito.
De MetalCreep a 5 de Julho de 2007 às 13:06
Tenho lido os comentários dos visitantes e todos somos unânimes. Mesmo que não se goste da banda, deve-se ter cuidado com o que se diz.
Por ex: os Blood Brothers devem ser a pior coisa que ja ouvi em toda a minha vida. Contudo, posso dar-lhes o beneficio da duvida sobre a sua qualidade. Mas la que eu detestei, detestei. Acerca do concerto deles, considero que foi apenas berraria e guitarras distorcidas. Contudo, não digo mais pois não conheço a banda.
Metallica são os Senhores do Metal... e a prova são os 40 mil que lá estveram.
Foi assim no Rock In Rio e é assim no SBSR. Os feios, porcos e maus (como sao considerados os metaleiros) é que levam a guita e enchem estádios e festivais.

Sem querer fazer descriminação, mas sim uma constatação de factos, há uma coisa curiosa entre os fãs de Metallica e de 50Cent (refiro estes porque foi nestes que as coisas aconteceram).
Fãs de Metallica: vão para o concerto e já sabem que se arriscam a levar um pontapé, pisadelas ou que haverá um gajo maluco á frente ou atras a abanar o carolo e a assaltar. Eu dei e levei pontapes e cotoveladas. A resposta é sempre a mesma: Na Boa!!!
ou como o James Hetfield diz: É tudo uma grande família.
Fãs de 50Cent: quando ele veio cá... a malta desatou aos tiros e houve cenas de violência.

Mais não é preciso dizer...
METALLICA!!!
De Alfinete de Peito a 18 de Julho de 2007 às 18:54
Antes de mais desculpa só responder agora, estive de férias e com problemas pessoais!

Concordo plenamente contigo. Já conheço os Blood Brothers desde que se associaram ao Sr. Ross Robinsson!

Nos concertos de Metal sabes que levas um pontápes e também dás, mas faz parte da irmandade! Agora num do 50 Cent não me meto...mesmo que gostasse muito de hip hop que não é o caso!

Abraço.
Temos dito.

Espeta-o

Contacta o Alfinete

Mail: blogalfinetedepeito arroba sapo ponto pt
Msg: alfinetedepeito arroba gmail ponto com

tags

todas as tags

Pesquisa no Alfinete

 

Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Achtung!

Todo e qualquer conteúdo deste blog é fictício, até os seus criadores.

Descubra os Alfinetes!

GRIZO
Delírios verborreicos e silêncios criativos. Adoro ver em ângulo morto e desmontar maratonas de 500 metros. Tenho dito.

MERCADOR
O meu passatempo favorito é fazer omoletas sem ovos. Adoro e ao mesmo tempo odeio pessoas. Gosto de olhar e ver e de pôr a minhoca de molho. Tenho dito.

TOBIAS
Diagnosticado, com pensamento abstracto, possuo também inteligência, humor e acima de tudo beleza (para compensar a ausência nos restantes). Tenho dito.

Amigos do Peito

Alfinetes no Palheiro